quinta-feira, 28 de junho de 2012

Visto Americano


O visto sempre é uma história a parte ... Em dezembro de 2011 paguei a taxa de R$ 38,00 para agendar o visto americano. Depois que vc paga essa taxa de agendamento, vc tem até 180 dias para escolher uma data para a entrevista no consulado. A minha em princípio, deixei em aberto pq queria uma data para fevereiro e só tinha data para março (tem uma variação nas datas de entrevistas pq algumas pessoas vão desistindo, ai as vezes o tempo de espera diminui). Como eu precisava monitorar essas datas, pedi para um amigo meu baixar o aplicativo " visto já" no iphone dele e toda vez que tivesse uma atualização de data ele me avisava rsrsrs tadinho ele me chamava no msn quase toda hora kkkk. Bom, mas no fim, em meados janeiro rolou uma conversa de mutirão no consulado de São Paulo e Brasília para o dia 21/01/2012. Esperei mais um pouco e se concretizou ... liberaram a data para o dia 21 (um sábado) e la fui eu agendar minha entrevista. Preenchi o formulário DS 160 pela net direitinho, reuni os docs necessários e lá fui eu pra Sampa no dia 21. Peguei o primeiro bus q saia da rodoviária as 5:01 da manhã (q na verdade saiu as 5:20h afff). Ainda na rodoviária encontrei 2 alunos do instituto onde trabalho e q tbm iam para o consulado e ... la fomos nós! Chegamos no terminal rodoviário do Tietê por volta das 7h da manhã e decidimos rachar um táxi até o consulado ( eu já ia de taxi mesmo pq a minha entrevista era as 9h da manhã e o medo de chegar lá e estar uma fila imeeeeeeensa?!) a entrevista deles era as 13h! Isso mesmo as 13h e eles foram esse horário, super cedo né, imagine os outros então! 30 minutos de táxi estávamos no consulado R$ 20,00 pra cada um (lembrando q vcs podem fechar com o taxista o valor antes da corrida, eu pesquisei no site q agora não me lembro qual que o valor médio entre estes 2 trechos tietê-consulado seria em torno de R$52,00, o cara cobrou R$ 58,00 da gente, e qdo vc fecha um valor antes da corrida eles vão mais rápido :)  ). Chegando lá, não havia muitas pessoas do lado de fora, mas em compensação do lado de dentro .... afff. Ansiedade para a entrevista é natural né, mas o melhor de tudo é que vc encontra cada figura na fila kkkk só rindo mesmo. Fui com uma consulesa super de boa, mal me olhou (isso pq fiz escova no cabelo , fiz unha e fui super bem arrumadinha rsrs). Vamos a entrevista:

C= Consulesa
E = Euzinha

C: ja esteve nos US antes?
E: sim, ja estive
C: quando?
E: em 2008
C: quando voltou?
E: em dezembro de 2009
C: o que vc fez lá?
E: fui au pair
C: onde vc morou
E: em Delaware e na Califórnia
C: vc trabalha?
E: sim trabalho no xxxxxx como xxxxxx
C: vc tem faculdade?
E: Sim, sou formada desde 2004
C: vc vai visitar a família lá?
E: não! minha família mora toda aqui!
C: não, estou perguntando da sua ex hostfamily!
E: aaaa kkkk não, não vou visitá-los, vou passear mesmo, quero ir para Orlando e para Miami ...

Essa última pergunta eu menti (ai q coisa feia rsrs) pelo menos é uma mentira por enquanto né, preciso do visto pq farei 2 paradas nos States até chegar no Canadá e como não existe mais visto de trânsito, precisei tirar o de turista. Também não falei que ia para o Canadá pq ela poderia me perguntar o pq de ainda não ter o visto canadense e bla bla bla, dai preferi contar uma historinha)

Me fez estas perguntas e nem me olhou só estava que digita digita e digita. Quando ela começou a digitar muito sabia que ela me concederia o visto dai ela disse: Ok Rosana pode pagar a taxa do sedex. Eu agradeci e vazei rsr nossa q alívio! agora vou aplicar para o visto canadense ... em fevereiro ou março.
Lembrando que caso vc tenha muitas dúvidas em relação ao preenchimento do DS além do site da embaixada americana, tem ótimas comunidades no orkut q pode te ajudar, a que eu pesquisava e sigo é " visto, passaporte e imigração". Muito boa, vale a pena dar uma conferida.

Nenhum comentário: